2020-02-18 Teatro Municipal

Debate: Municipalização da Cultura?

Em Outubro 2019, o nosso colega e gestor cultural Rui Matoso assinava um artigo de opinião no jornal Público intitulado “A insustentável leveza do municipalismo cultural” (disponível para consulta no nosso website). Nesse artigo, que foi bastante discutido nas redes sociais, Rui Matoso citava Sophia de Mello Breyner (“Não queremos opressão cultural. Também não queremos dirigismo cultural. A política, sempre que quer dirigir a cultura, engana-se. Pois o dirigismo é uma forma de anticultura e toda a anticultura é reacionária.” – Assembleia Constituinte de 1975-1976) e questionava: “É a uma câmara que cabe a função de promover, por exemplo, um Festival Transcultural? Ou, pelo contrário, a sua função deve ser a de gerar políticas, ferramentas e condições de produção para que os actores sociais, designadamente minorias, construam um projecto participado e sustentado?”. Pensamos que vale a pena debatermos a reflexão do Rui de viva voz. Este será o primeiro debate de 2020.

FUNCHAL, Teatro Municipal Baltazar Dias
Participação: Isabel Gouveia, Curadora do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico; José António Barros, Teatro; José Luís Fernandes, Contigo Teatro; Madalena Nunes, Vereadora da Cultura e Educação do Município do Funchal;
Moderação: Emanuel Gaspar, Casa da Cultura de Santa Cruz

 

Entrada Livre

O Portal NetMadeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos aos quais não nos sejam previamente comunicados.

Pesquisa

Partilhe

Booking.com

Email Netmadeira