2020-08-04 Teatro Municipal

“O Teatro e a Peste”

Projeto

O programador John Romão e a realizadora Salomé Lamas estão a desenvolver um projeto espontâneo e participativo gravado nas várias salas vazias dos teatros nacionais como o Teatro Nacional Dona Maria II, Teatro Romano, São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Bairro Alto, LU.CA, Teatro Viriato e também no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Neste projeto “O Teatro e a peste” com coprodução da EGEAC e Teatro Viriato, participam os atores Albano Jerónimo, Cucha Carvalheiro, Mónica Calle, Igor Ragalla, John Romão, sendo que no Funchal a participação será da atriz Paula Erra. Desta forma, são permitidas as diferentes interpretações do texto de Arnaud, como um vírus, que circula por várias geografias e teatros. O objetivo é recriar a conferência “O Teatro e a Peste” de Antonin Artaud, que a 6 de abril de 1933, a convite de René Allendy, que ao realizar o espetáculo para o público da Sorbonne viu a sala ficar gradualmente vazia. Artaud começou por ler o texto “O Teatro e a Peste” e terminou por simular, fisicamente, a peste no seu próprio corpo, gemendo, gritando…

Estabelecendo um paralelismo entre a impossibilidade de habitar os teatros devido ao confinamento obrigatório no âmbito da COVID 19 e o episódio de 6 de abril de 1933. Desde 31 de julho até 16 de agosto, decorrerão os lançamentos dos videos, sendo que o vídeo do Baltazar Dias será transmitido através dos canais habituais e do Instagram do projeto BOCA e EGEAC no dia 4 de agosto às 19 horas.

O Portal NetMadeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos aos quais não nos sejam previamente comunicados.

Pesquisa

Partilhe

Email Netmadeira